quinta-feira, 1 de março de 2018

Me rendi ao sissybar original HD, mesmo não sendo minha primeira escolha

No final das contas, após o teste do sissybar JJ e conversa com alguns fabricantes de acessórios conhecidos aqui na cidade, acabei me rendendo ao modelo original, em que pese ele ser "nanico" (eu preferia que fosse um tiquinho mais alto) e custar (bem) caro em relação às soluções paralelas.




Pesou na escolha a disponibilidade imediata, a peça pronta; eu ATÉ poderia mandar fazer um personalizado no tamanho que eu quero, opção que me sairia não apenas (bem) mais barata como mais ao meu gosto, mas não estou com tempo nem possibilidade de deixar a moto parada por dois dias para tirar as medidas (fora o tempo de espera até a confecção da peça) no momento e a compatibilidade com outros acessórios destacáveis da Motor Company (caso eu resolva adquirí-los um dia) que usam o sistema HoldFast

Comprei o modelo standard height (há outra opção ainda mais baixa, que não me agrada nem um pouco - é ideal para aqueles que preferem um visual minimalista em detrimento de conforto para o passageiro) com a almofada mid-size padrão. (quis a almofada "compacta" pra tirar a impressão de "sissybar emendado com o banco" mas não havia no estoque). A grelha para bagagem eu acrescentarei futuramente, até por não ser uma necessidade imediata (não estou com viagem longa de moto programada para precisar usar o alforge traseiro). 

O conjunto me saiu por R$ 1.814,24, já com o desconto para membros do HOG oferecido pela concessionária. Esse valor não inclui os dockings, já que eu optei por tirar a moto da concessionária já com eles instalados. Não cheguei a consultar o preço da grelha de bagagem, prefiro deixar essa "facada" mais pra frente, quando realmente precisar dela. 

Por curiosidade, cheguei a cotar quanto sairia o bauleto (Tour-Pak) padrão Heritage (com as tachinhas na cor preta, combinando com os bancos) com o suporte removível, sairia por "apenas" (!) 6.200 reais. Até compensaria comprar o suporte (R$ 1.390,00) e utilizá-lo com um bauleto Givi (ou um genérico),  ou até mesmo com uns baús tipo "touring" em fibra que há no mercado, como os da Acesso Custom, que tem bom preço, já vem com encosto para garupa e pintados na cor da moto, mas pensei bem e achei melhor deixar essa ideia pra lá.


O fato é que eu não viajo de moto com tanta freqüência assim para justificar toda essa despesa com um bagageiro, sendo melhor, quando necessário for, usar meu velho e bom alforge de couro que me atendeu muito bem na viagem ao Sul em 2015:

Pra quê gastar uma nota em um acessório que eu não vou utilizar com tanta freqüência se eu já tenho isso aqui?

Em que pese a posição de montagem da almofada no encosto não ter me agradado nem um pouco, devo elogiar, todavia, a mudança no sistema de trava dos destacáveis. O novo sistema HoldFast é muito mais prático para utilizar, sendo a tarefa de montagem e retirada dos destacáveis BEM facilitada em relação ao sistema utilizado anteriormente (sendo que o sistema "antigo" é o preferido dos fabricantes de sissybars artesanais, o que me deu ainda mais motivos para me manter com a solução OEM).

Sobre a altura da almofada do sissybar (que realmente não me agradou, tanto no aspecto de apoio para as costas quanto no aspecto de aparência), eu já consegui vislumbrar uma solução (que vai ser inclusive mais barata do que futuramente trocar o sissybar por um mais alto caso a HD o lance):


Como pode se ver na foto acima, a furação da almofada é feita para que ela fique na linha do tubo do sissybar, o que a deixa muito baixa (grudada com o banco), quando utilizada com o banco garupa Sundowner (com o banco garupa original a aparência fica a de um sissybar "normal", na altura certa).

A solução seria refazer a furação (ou melhor, mandar fazer uma almofada com a furação ideal, preservando a almofada original que eu posso passar para outro interessado) , de forma a montar a almofada em uma posição mais elevada. Sim, ela não vai ficar "alinhada" com a tubulação do sissybar, mas isso é algo que REALMENTE não me incomoda na aparência, a almofada do sissybar da antiga Deluxe  (que era gigantesca, um verdadeiro sofá!) também não "casava" com as bordas da peça.



Já andei fazendo uns orçamentos, e por menos de R$ 100,00 eu consigo uma almofada de sissybar sob medida, com a furação do jeito que eu quero, e por um pouco mais pego uma almofada mais larga e confortável no estilo da que eu usava na Deluxe (mas não tão grande...rsrsrsrsr).

De qualquer forma, ainda acho uma baita "mancada" da HD não ter lançado um kit de sissybar destacável mais adequado ao uso com o banco Sundowner oferecido por eles. Há o modelo fixo que é exageradamente alto (aqueles no estilo EasyRider) e, como disse... é fixo.



2 comentários:

  1. Fala Bira !!! Depois, quando puder, coloque a foto da moto com o sissybar. Abração e sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre, foi mancada minha, sem querer publiquei o artigo quando ainda estava no rascunho. rsrsrs.

      agora já está a versão definitiva no ar, com o texto devidamente ajustado e as imagens. um abraço!

      Excluir

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...