quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Novas Softail: Sobre acessórios (Parte 3) - Aftermarket: Bancos, sissybars e bagagem

Na parte 1 deste artigo nós falamos sobre os lançamentos da Harley-Davidson em acessórios exclusivos para as "New Softail", e na parte 2 nós fizemos um "dossiê do stage I" para as novas motos (com base nos acessórios então disponíveis no mercado).

Agora chegou a hora de falar sobre algumas aftermarket disponíveis até então para as novas Softail, especialmente no que diz respeito a assentos e bagagem.

Lembrem-se que nesta série artigos não falaremos de acessórios universais, mas apenas daqueles que são desenvolvidos exclusivamente para as novas Softail, para aquelas situações em que os acessórios antigos não são compatíveis (salvo algumas exceções). Acessórios antigos compatíveis ou universais serão tratados mais à frente em outro tópico.

Bagagem: Kit "Barebacks" da Cycle Vision para Heritage Classic FLHC/FLHCS


Ok. Se vocês leram os posts anteriores (e o post sobre os Test-Drives nas novas Softail), perceberam que um dos meus comentários dizia respeito à inexistência de um kit de "engate rápido" para os alforges da nova Heritage Classic.

Ocorre que a companhia norte-americana Cycle Visions (famosa por seus kits Bagger Tail para uso de alforges originais de Touring nas Softails) desenvolveu uma versão de seu kit Barebacks para as Softail 2018.



O produto ainda não está disponível na loja virtual do fabricante, porém foi postado na sua página do Facebook, de onde peguei as fotos acima.

Todavia, devo ressaltar que este kit, infelizmente, não apresenta nenhum tipo de trava de segurança ou forma de trancar os alforges à moto, deixando-os sujeitos a furto (esta situação pode ser diferente caso o acesso às travas seja pela parte interna dos alforges, infelizmente não há vídeo de demonstração do uso do sistema). Então, continuamos no aguardo de outras opções como o Easy Brackets (que possui trava por chave) ou algum kit original da Harley-Davison similar ao que existia para as Heritages antigas, em que o destravamento dos alforges era feito por dentro dos mesmos (lembrando que os alforges das novas tem a tampa com trava).

Bagagem: Kit Easy Brackets para Softail Low Rider


A Great Bike Gear, fabricante (foto acima) dos conhecidos Easy Brackets (já utilizei este produto com sucesso, por 2 anos, em minha antiga Sportster), lançou um kit dos Easy Brackets para as novas Softail Slim/Street Bob/Deluxe e Low Rider. Este kit permite utilizar qualquer alforge (seja ele de traseira rígida ou macia), com um sistema destacável de engate rápido e, o mais importante: trava com chave. Custa USD 159.00, e é oferecido em duas opções: para uso sem sissybar ou com sissybar destacável. 

Para as Heritages antigas, eles já disponibilizavam um kit similar que permitia transformar os alforges fixos originais em destacáveis (porém, com chave para trancar o conjunto na moto, ao contrário dos Barebacks da Cycle Visions), então acredito ser questão de tempo até que lancem uma versão específica para uso com os alforges originais das Heritage Classic FLHC/FLHCS.

Maiores detalhes aqui.

Nota: Em contato com a Great Bike Gear via Facebook, fui informado que com pequenas adaptações (uso de espaçadores e remoção dos braços inferiores) este kit pode ser utilizado também nas malas originais da Heritage FLHC.

As fotos a seguir são do uso dos EasyBrackets na minha antiga Sportster 883R. Eu usei inicialmente com alforges de traseira rígida da J.A. Alforges, mas depois os substituí por outro modelo de alforge (dessa vez com traseira em EVA) da mesma marca, mantendo os mesmos suportes. Os alforges de "fundo macio" aguentaram bem uma viagem de 5500km (3400km ida e volta de Brasília a Santa Catarina mais MUITOS passeios pela região):

A  "base" dos EasyBrackets montada na motocicleta (junto com os dockings do sissybar destacável)


 Visão traseira do conjunto montado, os alforges não ficaram tortos por causa do suporte, mas porque eles próprios ficaram "pegando" no amortecedor

Como fica tudo montado na motocicleta (note a fechadura no suporte e os pinos dos dockings do sissybar)


Assentos: Linha Saddlemen para Softail 2018


A Saddlemen, conhecido fabricante de assentos para motocicletas em geral, famosa por seus assentos com acolchoamento misto de espuma e gel (usado em toda a linha, o patenteado SaddleGel), apresentou sua linha Explorer para as Softail 2018, em versões para as três variações da linha Softail (uma para a Fat Bob, uma para a Fat Boy e Breakout com seus pára-lamas largos, e uma para os demais modelos), em variações diversas de estilo de forração, bem como versões com ou sem encosto (destacável) para o piloto. Nas fotos a seguir mostraremos alguns dos modelos. Preços podem ser obtidos diretamente do site do fabricante (frete para o Brasil fica em torno de 120 dólares), não se esqueça de filtrar o modelo antes de acessar o catálogo, para acessar a versão do banco correta para seu modelo de moto.

Lembre-se que para usar bancos com garupa nas novas Street Bob, Slim e Deluxe você precisará comprar, também, o kit de pedaleiras para garupa, até o presente momento disponível apenas como equipamento original H-D. 

Saddlemen Explorer (modelo básico), também disponível em versão com encosto:

Saddlemen Explorer Special (com tachinhas), também disponível em versão com encosto:



Saddlemen Explorer G-Tech (com ajustes ergonômicos) , também disponível em versão sem encosto:


Saddlemen Explorer LS (Lace Stitch) , também disponível em versão com encosto:


 Saddlemen Explorer RS (Road Sofa), também disponível em versão sem encosto:



Saddlemen LS (Lace Stitch) Step-Up Brown para Fat Bob, também disponível para Fat Boy e Breakout, e também em versões preta e outras variações da costura:


 Saddlemen Gripper Step-Up para Fat Bob, também disponível para Fat Boy e Breakout:

 Há ainda opções de bancos "solo" (todos com o patenteado SaddleGel) para todas as Softail. 



Saddlemen Knuckle Renegade Solo, disponível para todos os modelos Softail 2018:


Saddlemen Knuckle Profiler Solo, disponível APENAS para Fat Boy e Fat Bob:

 Saddlemen Profiler-TR (Tuck and Roll) Solo, disponível APENAS para Fat Boy e Fat Bob:

 Saddlemen Renegade LS (Lace Stitch) Brown, disponível para todos os modelos:




Por fim, a Saddlemen disponibiliza, também, almofadas de sissybar com padronagens de forração combinando com os bancos. 

Assentos: Linha Corbin Seats para Softail 2018


A Corbin Seats, muito famosa entre os consumidores norte-americanos por seus produtos artesanais e de grande qualidade (infelizmente muito caros e não enviam para o Brasil), não perdeu tempo e apresentou rapidamente sua linha de assentos para as Softail 2018.

Até o presente momento, a linha é composta por três modelos principais, lembrando que a Corbin trabalha apenas com encomendas, sendo possível encomendar os bancos com as mais variadas combinações de forração, acessórios (como aquecimento, encostos para piloto E garupa embutidos no assento, etc). 

Corbin Dual Touring Saddle para Fat Boy 2018



Com os encostos (opcionais) montados

Sem os encostos

Corbin Widowmaker para Heritage Classic, Deluxe, Slim , Low Rider e Street Bob


Obs: Este modelo não oferece opções de encosto/aquecimento.




Corbin Wall Saddle para Fat Bob


Este banco segue uma linha "fastback", inspirado nas café-racers, sendo desenvolvido para uso apenas do piloto (embora permitindo o uso eventual de garupa em trajetos curtos). Também não oferece opções de encosto/aquecimento. 





Assentos: Linha Mustang Seats para Softail 2018


Até o momento da redação deste post, a Mustang Seats não havia, ainda, apresentado qualquer produto para a nova linha Softail.

Assentos nacionais


Ainda não há assentos nacionais dos fabricantes mais conhecidos, mas é só questão de tempo (ou até que algum proprietário faça a primeira encomenda) para que algum deles desenvolva assentos para as novas Softail. 


Devemos também citar o Peninha Bancos Custom, de Curitiba/PR, que embora não trabalhe com um catálogo de modelos de assentos prontos, faz modelos personalizados sob encomenda. Já tive a oportunidade de experimentar um desses bancos na Yamaha Midnight Star de um conhecido e devo dizer que são os bancos de motocicleta mais confortáveis em que já me sentei. 

Sissybars - importados


Até o presente momento, ainda não encontrei no mercado internacional (ao menos nas grandes lojas como Revzilla, J&P Cycles e Dennis Kirk) opções de sissybar para as novas Softail (além, é claro, daquelas fornecidas pela própria Harley-Davidson). 

Sissybars - nacionais

Fabricantes artesanais nacionais já começaram a pegar encomendas de seus clientes e a preparar os gabaritos, então é questão de tempo até que seja fácil encontrar sissybars para as novas Softail no mercado nacional.

A Wings Custom, de Blumenau/SC, também já tem, em seu catálogo, sissybars para a nova Fat Boy e também para os modelos com pneu fino (conforme informações passadas via Messenger) da linha Softail 2018. Em que pese não ser o foco desta matéria, também já há uma linha "dark" própria para a Road King Special. Ainda não constam no site, mas é só entrar em contato com a empresa para maiores informações.


Fat Boy 2018 com sissybar (com bagageiro) da Wings Custom 

Agradecimentos à Wings Custom por ceder o uso da imagem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...